Descolonizando as mentes: Ousmane Sembène e a proposta de um Cinema Africano na década de 1960

Autor: David Marinho de Lima Júnior

Resumo:

O colonialismo europeu teve um grande impacto nas sociedades africanas e é sentido até os dias de hoje. Mesmo com as lutas de independência no pós Segunda Guerra Mundial, o peso do domínio colonial se faz presente, especialmente no campo da cultura. A descolonização das mentes foi um desafio assumido pelos intelectuais engajados nas lutas de independência, principalmente aqueles de origem africana. O cinema se tornou uma importante ferramenta nesse processo, surgindo pela primeira vez a proposta de um Cinema Africano, no âmbito da antiga África Ocidental Francesa durante a década de 1960. Este trabalho analisa a produção cinematográfica do senegalês Ousmane Sembène durante o período supracitado. Sua proposta de cinema e sua militância influenciaram muitos artistas e intelectuais africanos, sua busca por uma estética que rejeitasse os padrões europeus e de Hollywood é considerada por muitos a fundação do que se costuma chamar de Cinema Africano. Esta dissertação tem como objetivo contribuir para a análise dos elementos que compõe essa proposta estética e o debate sobre a possibilidade de um Cinema Africano. Além disto, o trabalho se propõe ainda a se debruçar sobre a trajetória de vida de Sembène, seu processo de formação intelectual e seu exílio numa tentativa de estabelecer a conexão entre o artista formado e suas origens, através de sua biografia e suas entrevistas, investigando dessa maneira as relações sociais que deram origem ao cineasta.

Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=25074@1

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br