Mawete Paciência


Biografia

Mawete Paciência Kiama, ou simplesmente Mawete Paciência, nasceu em 1981, no Cazenga, em Luanda e entrou para o mundo das artes com nove anos, através da música gospel. Mawete Paciência, produtor e realizador há mais de dez anos, pertence aos quadros da área de ficção da Televisão Pública de Angola. Mawete Paciência abraçou o mundo do cinema em 2005. Tem atualmente no mercado filmes, entre os quais: Negligência Médica, Mistério de Anguita, O Resgate, Cicatrizes, Rastos de sangue e 20 videoclipes, além de participações com produção executiva como na parceria Argentina e Angola em Los dioses de água. Mawete Paciência trabalha ainda numa mini-série televisiva intitulada ”O Lado Escuro da Vida”, um projeto cinematográfico para a TV angolana. A mini-série vai relatar temas sociais e abordar o lado negro da fama ilusória, luxo, aparência e da moda.

Fontes:

http://muanadamba.over-blog.com/article-mawete-paciencia-coloca-a-venda-o-dvd-o-resgate-45904710.html

 

http://jornaldeangola.sapo.ao/cultura/filmes/mawete_paciencia_mostra_novo_filme

 

Rastros de sangue, 2012, Longa-metragem


Sinopse: Rastros de sangue, do realizador Mawete Paciência, foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Luanda, em fevereiro de 2012. É uma ficção centrada nos órfãos de guerra e numa juventude que cresceu com a marca da violência. Uma abordagem "do trauma da guerra e das situações que ela criou no comportamento dos africanos em geral e dos angolanos em particular." (Paciência).

Ficha Técnica

Direção: Mawete Paciência

Localização: Angola

Ano: 2012

Gênero: drama

Duração: 90 min

País: Angola

 

Fonte: https://www.buala.org/pt/da-fala/etiquetas/cinema-angolano 

 

Los dioses de água, 2014, Longa-metragem



Sinopse: O filme, uma ficção com a duração de 120 minutos, tem a participação conjunta de 130 angolanos (atores e figurantes) e 270 argentinos. Além do Kwanza-Norte, Malange, Lunda-Norte e Luanda, que recebe a última fase do projeto em território angolano, os cenários de gravação do filme estendem-se até a Argentina. A co-produção do filme Os Deuses da Água, que tem a produção executiva do realizador angolano Mawete Paciência e realização do argentino Pablo César, enquadra-se no acordo cultural que recentemente foi assinado na Argentina entre os dois países, que inclui outras áreas do setor das artes. Mawete Paciência explicou que Os Deuses da Água faz uma reconstituição da história que une os dois países, com maior realce para o contributo das comunidades africanas na cultura e na sociedade daquele país da América do Sul.

Ficha Técnica

Direção: Pablo Cézar

Assistente de Direção: Mawete Paciência

Produtor executivo: Mawete Paciência

Ano: 2014

Duração: 120 min

Localização: Angola e Argentina

Fonte: 

http://jornaldeangola.sapo.ao/cultura/filmes/os_deuses_da_agua_estao_na_lunda-norte

 

O Resgate, 2010, Longa-metragem


Sinopse: O filme de ação, produzido em longa-metragem, retrata a história do roubo de uma estátua, originando a luta entre duas gang’s, que só termina com a intervenção da polícia que a resgata.

Ficha Técnica

Direção: Mawete Paciência

Duração: 114 min

Ano: 2010

Fontes:

https://noticias.sapo.ao/actualidade/artigos/o-resgate-mais-um-filme-nacional

 

https://noticias.sapo.ao/actualidade/artigos/o-resgate-mais-um-filme-nacional

 

Outras Participações

Cicatrizes, 2010


Sinopse: Cicatrizes é uma história de futebol contada num dos contos do escritor cataguasense Luiz Ruffato, mas que na verdade o conto tornou-se mesmo uma realidade.

Ficha Técnica

Direção: Manuel Narciso "Tonton"

Direção de fotografia: Milton Rosalino Xavier Machado

Direção de Som: Mawete Paciência Kiawa

Roteiro: Mawete Paciência Kiawa

Produção executiva: Thalita Hegina

Montagem: Edésio P. Souza

Pesquisa: Luiz Fernando

Ano: 2010

Fonte: https://www.esquerda.net/sites/default/files/files/casa%20brasil.pdf

 

Outros Filmes:

 

Negligência Médica, 2006

Mistério de Anguita, 2006 

 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br