Sérgio Afonso


Biografia

Nascido no Huambo, em 1975, Rui Sérgio Afonso começou a filmar em 1992, quando teve acesso à primeira câmera. O retrato era seu ponto de interesse, uma herança de seu pai e tios que gostavam de fotografar. Desde tenra idade, Sérgio Afonso viveu em torno de fotografias de identificação, câmeras escuras e negativos. Depois de iniciar sua carreira como fotógrafo em uma agência de publicidade, formou-se em Fotografia de Moda e Publicidade na ETIC em Lisboa em 2004. Em 2010, ele se formou em edição de filmes pela Darcy Ribeiro Film School, no Rio de Janeiro. No cinema, ele começou produzindo o documentário Strongest Heart, do diretor Ricahrd Paklepa, e também operou a câmera. Sérgio Afonso ingressou na equipe Geração 80 em 2012 e foi diretor de produção do curta Luanda 24/7 e do documentário Triângulo em 2013. Em 2016, Sérgio realizou seu primeiro documentário, Do Outro lado do Mundo. Filmado entre Luanda e Bentiaba, o filme foi o projeto angolano selecionado para o programa CPLP II DOCTV e tem como objetivo discutir as relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre Angola e China.

Fontes:

https://www.linkedin.com/in/sergio-afonso-752b687

https://www.verangola.net/va/pt/072016/CulturaEducacao/5189/

 

Do outro lado do mundo, 2016, Documentário


Sinopse: O documentário retrata duas histórias de amor, protagonizadas por duas mulheres de culturas diferentes. A de Paulina, uma angolana do Bentiaba que conhece Johnny, um cidadão chinês que veio para Angola construir uma estrada que fica inacabada, e que deixa a Paulina com dois filhos e a esperança de agosto finalmente chegar. A de Sofia, que chega a Angola com seu marido, Inácio, ex-bolseiro angolano na China, deixando no seu país o filho de ambos. Inserida numa cultura diferente, com um nome “adaptado” para ser mais fácil de pronunciar, 'Sofia' procura entender se a mudança não a separou demasiado de si própria. As duas mulheres partilham a coragem e a ousadia de mudar o seu destino e quebrar barreiras culturais em prol de melhores condições de vida e de realizações pessoais.

Prêmios:

Melhor Documentário Afrika Film Festival. Bélgica, 2018

Ficha Técnica

Realização, direção: Sérgio Afonso

Produção: Tchiloia Lara

Assistente de realização: Tchiloia Lara

Edição: Kamy Lara e Tchiloia Lara

Operadora de câmera: Tchiloia Lara

Tempo de execução: 52 min

País: Angola

Gênero: documentário

Ano: 2016

Fonte: https://geracao-80.com/do-outro-lado-do-mundo

 

Demais Participações

The Strongest Heart , 2005, Documentário


Sinopse: O filme, com cerca de 50 minutos, narra a vida de uma portadora do HIV/Sida, Maria Henda, ativista de Direitos Humanos que percorre as províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Cunene para mostrar a realidade de viver com a doença em Angola.

Ficha Técnica

Diretor: Ricahrd Paklepa

Roteirista: Ricahrd Paklepa

Produção: Sérgio Afonso

Câmera: Sérgio Afonso

Ano: 2005

Gênero: documentário

Localização: Namíbia e Angola

Duração: 50 min

 Fontes:

https://www.imdb.com/title/tt10188010/?ref_=nm_flmg_dr_6

http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/mobile/noticias/lazer-e-cultura/2008/11/49/Filme-Coracao-mais-forte-foi-apresentado-hoje,9ea21d9d-4a4e-4eb7-ac28-d0678b0b222b.html?version=mobile

 

Luanda 24/7, 2011, Curta-metragem


Sinopse: Pelos olhos de um pequeno habitante de Luanda vemos essa cidade que desafia a gravidade subindo a passo lento como um castelo de cartas. Eles brincam, jogam batotando os kaluandas com uma ilusão de construção que não termina. Mas que ás de copas pode impedir a ventania?

Ficha Técnica

Realizador, diretor: Fradique (Mário Bastos)

Guionista: Jorge Cohen

Produção: Sérgio Afonso

Gênero: Drama

Localização: Luanda, Angola

Duração: 3 min

Ano: 2011

 Fontes:

https://www.imdb.com/title/tt4820918/

https://www.buala.org/pt/da-fala/luanda-247

 

Triângulo , 2013, Longa-metragem


Sinopse: Três cidades, três imigrantes, três perspectivas unidas pelo fio da língua. Rio de Janeiro, Luanda, Lisboa: três cidades ligadas por um passado comum passam juntas por uma transformação que mudará a forma como sempre se relacionaram. Triângulo é um filme composto por três histórias dirigidas por jovens realizadores de cada país. Explora os novos contornos, segredos e discussões entre as três cidades, através do olhar dos seus novos habitantes: Licínio, um angolano no Rio; Inês, uma portuguesa em Luanda e Paula, uma brasileira em Lisboa.

Prêmios:

Competição FIC Festival Internacional de Cinema Luanda | Angola | 2013

Selecção Oficial Festival Visões Periféricas | Brasil | 2016

Lusophone Film Fest Nairobi | Quénia | 2014

Ficha Técnica

Realizadores: Fernanda Polacow e Juliana Borges (Brasil), Mário Bastos (Angola) e Filipa Reis e João Miller Guerra (Portugal)

Produtor: Jorge Cohen

Direção de produção: Sérgio Afonso

Produção: Geração 80, Plataforma, Colectivo Tás a Ver? e Vende-se Filmes

Gênero: Documentário

Música: Bande Dessinée - "Setubanalidades" (Filipe Barros/Jr. Black)

Tempo de execução: 75 min 

Fonte: https://www.rtp.pt/programa/tv/p32509

 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br