Pedro Costa

 

Sobre o cineasta


É um cineasta português nascido em Lisboa, em 1959. Muitos de seus filmes focalizam comunidades de imigrantes cabo-verdianos ou portugueses com ascendência cabo-verdiana. Pertencente à geração de cineastas surgidos nos anos 90, Pedro Costa abandonou o Curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ingressou na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Iniciou a sua atividade cinematográfica como assistente de realização de Jorge Silva Melo e João Botelho. A obra de Pedro Costa segue a tradição lançada em Portugal por Manoel de Oliveira e António Campos, a do cinema inspirado no conceito de antropologia visual, tradição essa amplamente explorada por cineastas como António Reis ou Ricardo Costa, usando também como ferramenta a docuficção. Pedro Costa é uma das figuras-chave da geração de cineastas da Escola Superior de Teatro e Cinema. Um caso singular nos últimos trinta anos do cinema português, o seu trabalho destaca-se pelo estilo radical e minimalista, e pela relação com os grupos marginalizados da sociedade portuguesa – nomeadamente, as comunidades de imigrantes cabo-verdianos, ou portugueses com ascendência cabo-verdiana. Em 2010, a Cinemateca Francesa dedicou uma retrospectiva à sua obra. Em setembro de 2012, no Festival Internacional de Cinema de Split, Pedro Costa foi galardoado com um prêmio de carreira. O realizador conta, atualmente, com uma série de premiações no Festival de Cinema de Locarno: em 2014, foi-lhe atribuído o "Leopardo para a Melhor Realização", por referência ao seu filme Cavalo Dinheiro. Em 2019, por sua vez, venceu o prêmio máximo do mesmo Festival, o "Leopardo de Ouro" (Pardo d'Oro), pelo filme Vitalina Varela. Foi o segundo realizador português a receber este prêmio, depois de José Álvaro Morais pelo filme O Bobo, em 1987. Simultaneamente, Vitalina Varela foi reconhecida com o "Leopardo para Melhor Atriz" pela sua interpretação no filme homônimo.

Fontes:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/name/nm0182276/

https://filmow.com/pedro-costa-a150571/

Filmografia


Casa de Lava, 1994, longa-metragem

 

 

Sinopse

O filme conta a história de Mariana, uma enfermeira que sai de Lisboa para acompanhar um trabalhador imigrante em coma durante a sua viagem de regresso a Cabo Verde. A dedicada enfermeira portuguesa fez uma viagem apenas por se encontrar perdida em um drama abstrato. No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana quer sair do inferno. Estende a mão a um homem meio morto, Leão. Mariana, plena de vida, pensa que talvez ela e o homem possam escapar juntos do inferno. Acredita que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde, ela percebe que estava enganada. Trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: -

Ano: 2009

Data de Lançamento: 1994

Duração: 1h e 25 min

País de Produção:País de Produção Portugal, França, Alemanha

Companhia de produção: Madragoa Filmes, Gemini Films, Pandora Filmproduktion

Fonte:

https://www.imdb.com/title/tt0109384/?ref_=nm_flmg_dr_16

https://filmow.com/casa-de-lava-t26351/

Ossos, 1997, longa-metragem

 

 

Sinopse

Ossos é o primeiro filme da trilogia das Fontaínhas. O filme ilumina uma realidade onde são visíveis os efeitos devastadores do colonialismo, assim como os esquemas de reprodução social em que se vêm envolvidas as comunidades que vivem nestes bairros, absolutamente suprimidas de esperança, de objetivos ou perspectivas de vida. O filme segue dois jovens, um rapaz e uma rapariga, que foram pais de uma criança; entre Lisboa e o bairro, o filme acentua o chocante contraste entre a capital e a periferia, não cessando, no entanto, o olhar melancólico que atravessa toda a história.

 

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: Paulo Branco

Gênero: Drama

Ano: 1997

Duração: 94 min

País de Produção:Portugal, França, Dinamarca

Companhia de produção: Madragoa Filmes, Gemini Films, Zentropa Productions

Fonte:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/title/tt0119844/?ref_=nm_flmg_dr_15

No Quarto da Vanda, 2000, longa-metragem

 

Sinopse

Vanda, personagem de Ossos, confessou a Pedro Costa não ter ficado satisfeita com o filme e por isso pediu-lhe que regressasse ao bairro das Fontaínhas para realizar outro filme – esse filme é No Quarto da Vanda, filmado com uma pequena câmera digital mini-DV, onde o realizador se parece entregar totalmente a uma abnegação absoluta de todos os “artifícios” do cinema, como que movido por um único princípio: o do registro direto da realidade. Em No Quarto da Vanda cruzam-se as histórias de vários moradores do bairro das Fontainhas, o seu quotidiano, em paralelo com a destruição dos lugares pelos bulldozers da Câmara Municipal de Lisboa. Conhecemos os imigrantes cabo-verdianos ou portugueses com ascendência cabo-verdiana, cujas histórias pessoais passariam a marcar fortemente as obras posteriores de Pedro Costa.

 

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: Francisco Villa-Lobos

Gênero: Drama

Ano: 2000

Duração: 171 min

País de Produção:Portugal, Alemanha, Suíça

Companhia de produção: Contracosta Produções, Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual (IPACA), Pandora Filmproduktion, Televisione Svizzera Italiana (TSI), Ventura Film, Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)

Fonte:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/title/tt0139500/?ref_=nm_flmg_dr_14

Juventude em Marcha, 2006, longa-metragem

 

Sinopse

Juventude em Marcha dá continuidade ao estilo depurado de No Quarto da Vanda, e, centrando-se no olhar de Ventura, que representa os anseios da comunidade imigrante cabo-verdiana, lança a Portugal um olhar de lamento – esse Portugal pós-revolução de abril, de promessas por cumprir, que não eliminou as desigualdades sociais e se deixou condicionar, sobremaneira, pelas consequências do colonialismo, desde a incapacidade de acolhimento das pessoas que em Portugal viam um refúgio, aos esquemas de reprodução social que Costa começou por explorar em Ossos.

 

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: Francisco Villa-Lobos

Gênero: Drama

Ano: 2006

Duração: 156 min

País de Produção:Portugal, Alemanha, Suíça

Companhia de produção Ventura Film, Contracosta Produções, Les Films de L'Etranger, Radiotelevisão Portuguesa (RTP), Unlimited

Fonte:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/title/tt0460480/?ref_=nm_flmg_dr_8

Tarrafal, 2007, curta-metragem

 

Sinopse

Tarrafal é um lugar da ilha de Santiago, em Cabo Verde, onde, em 1936, Portugal criou uma colônia penal para presos políticos. Ficou conhecido como “Campo da Morte Lenta”. “No dia do funeral do meu pai, que nunca me ofereceu um par de meias, arranquei a pá das mãos do coveiro (do cemitério de Carnide) e enchi eu próprio a cova de terra. A mim, o meu corpo só me enterram no Tarrafal”.

 

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: Luís Correia

Gênero: Drama

Ano: 2007

Duração: 16 min

País de Produção:-

Companhia de produção:Lx Filmes

Fonte:

http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/8311/Tarrafal

Cavalo Dinheiro, 2014, longa-metragem

 

 

Sinopse

Em Cavalo Dinheiro, Ventura continua mergulhado no seu passado, procurando um sentido para a sua vida. Este é um filme que recupera certas convenções cinematográficas, porque o que interessa a Pedro Costa é projetar as imagens dispersas da memória, deslocadas no espaço e no tempo – e fá-lo precisamente a partir das várias potencialidades técnicas e figurativas do cinema. Deste modo, Pedro Costa cria um universo híbrido, tal como a nossa memória, fundindo o presente e o passado, Cabo Verde e Portugal, numa profusa simbiose de cores, jogos de luz/sombra e uma sonoplastia que parece transformar todo o espaço-tempo num sonho perene: um sonho por onde Ventura deambula, e que funciona como síntese das experiências vividas pela sua comunidade, e também como arquivo da sua própria identidade.

Participações em outras produções

- 2014 - Festival de Locarno – Venceu: Melhor realizador, Prêmio Don Quixote, Prêmio Boccalino da Federação Internacional de Cineclubes: Melhor filme, Prêmio Boccalino da Federação Internacional de Cineclubes: Melhor realizador.

- 2014 - Athens Avant-Garde Film Festival - Prêmio de melhor filme da competição internacional.

- 2014 - Mar Del Plata International Film Festival - Menção especial para cinematografia.

- 2015 - IBAFF - International Film Festival of Murcia - Melhor filme.

- 2015 - Cine PE Festival do Audiovisual – Venceu: Melhor realizador, Melhor argumento, Melhor fotografia, Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema/Abbracine.

- 2015 - Filmadrid Festival Internacional Cine - Prêmio especial: Competição internacional.

- 2015 - Cine Ceará-Gestival Ibéro-Americano de Cinema – Venceu: Melhor direção de arte, Melhor som, Melhor fotografia.

- 2015 - Munich Film Festival - Prêmio ARRI/OSRAM: Melhor filme estrangeiro.

- 2015 - Melbourne International Film Festival – Venceu: Melhor filme, Melhor performance, Melhor cinematografia.

- 2015 - Prêmio International Cinephile Society - Melhor filme não-lançado em 2014.

- 2015 - Yamagata International Documentary Film Festival - Grande prêmio Robert and Frances Flaherty.

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa

Produção Executiva: Abel Ribeiro Chaves

Ano: 2014

Duração: 103 min

País de Produção:Portugal

Companhia de produção: Sociedade Óptica Técnica

Fonte:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/title/tt3907156/?ref_=nm_flmg_dr_2

Vitalina Varela , 2019, longa-metragem

 

 

Sinopse

Vitalina Varela segue a personagem que concede título à obra, uma mulher de meia-idade cabo-verdiana que chega a Portugal alguns dias após o funeral do marido, Ventura. Vitalina Varela já surge em Cavalo Dinheiro, tendo esperado mais do que vinte anos que Ventura lhe enviasse um bilhete de avião que lhe permitisse ir ao seu encontro. Pedro Costa cria novamente um universo onírico, de contornos surreais, que funciona como melancólica reflexão sobre as relações da comunidade cabo-verdiana com Portugal.

Participações em outras produções

- 2019 - Festival de Locarno - Vencedor do Leopardo de Ouro para Melhor Filme.

- 2019 - Festival de Locarno - Vencedor do Leopardo de Ouro para Melhor Atriz.

Ficha Técnica

Diretora: Pedro Costa

Roteiristas: Pedro Costa, Vitalina Varela

Produção Executiva: -

Ano: 2014

Duração: 124 min

País de Produção:Portugal

Companhia de produção: Optec

Fonte:

https://artsandculture.google.com/exhibit/jgKif_6c4cKtIA?hl=pt-PT

https://www.imdb.com/title/tt8241872/?ref_=nm_flmg_dr_1

 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br