Licinio Azevedo

 

Video Oficial

Biografia

Cineasta, produtor e escritor gaúcho radicado em Moçambique desde 1978. Licinio trabalhou no Instituto Nacional de Cinema (INC), acompanhando realizações de Ruy Guerra e Jean-Luc Godard. Além disso, orientou um programa de televisão seminal denominado Canal Zero, no Instituto de Comunicação Social de Moçambique. Fundou uma empresa de produção cinematográfica chamada Ébano Multimédia. Seus diversos documentários foram premiados em todo o mundo. Em 1999, Azevedo recebeu um prêmio da FUNDAC (Fundo para o Desenvolvimento da Arte e Comunicação) pelo conjunto de sua obra. Dessa época é o seu livro Relatos do Povo Armado, episódios da guerra pela independência moçambicana, usado como base para o roteiro do primeiro longa-metragem de ficção produzido no país, O Tempo dos Leopardos. O seu romance, Comboio de Sal e Açúcar, ambientado na guerra civil, foi escolhido como livro do mês pelo Essence Book Club de Nova York e, recentemente, foi adptado por ele próprio para o cinema. O seus filmes, documentários e ficções receberam dezenas de prêmios em importantes festivais internacionais.

Fonte: http://www.rua.ufscar.br/o-cinema-em-mocambique-licinio-azevedo/



Filmografia

2016 - Comboio de Sal e Açúcar (longa-metragem, ficção)

2012 - Virgem Margarida (longa-metragem, ficção)

2007 - Hóspedes da Noite (longa-metragem, ficção)

2007 - Ilha dos Espíritos (longa-metragem, documentário)

2006 - O Grande Bazar (longa-metragem, ficção)

2005 - The Demining Camp (longa-metragem, documentário)

2003 - Mãos de Barro (longa-metragem, documentário)

2002 - Desobediência (longa-metragem, ficção documental)

2002 - Night Stop (longa-metragem, documentário)

2001 - The Bridge (longa-metragem, documentário)

2001 - A Ponte (longa-metragem, documentário)

1999 - A Última Prostituta (longa-metragem,ficção documental)

1998 - Massassani Afela Kwhatini. O homem bom morre longe de casa (curta-metragem, documentário)

1998 - As Pitas (longa-metragem, ficção)

1998 - A Colheita do Diabo (longa-metragem, ficção)

1997 - Tchuma tchato (documentário, longa-metragem)

1996 - A Guerra da Água (longa-metragem, documentário)

1995 - A árvore dos Antepassados (longa-metragem, ficção)

1992 - Adeus RDA (curta-metragem, ficção documental)

1990 - Marracuene (curta-metragem, documentário)

1988 - A Colheita do Diabo (longa-metragem, ficção)

Fontes:  http://www.imdb.com/name/nm0044242/  ,   http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/biblioteca/autor/azevedo-licinio/  e  https://fr.wikipedia.org/wiki/Lic%C3%ADnio_Azevedo

 

SINOPSES DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS FILMES:

 

Comboio de Sal e Açúcar (2016)


Sinopse: Moçambique vive em plena guerra civil. O trem que liga Nampula ao Malaui é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem para garantir sua subsistência. Dentre elas está Mariamu, uma viajante frequente, Rosa, uma enfermeira a caminho de um novo hospital e que vive a realidade da guerra pela primeira vez, o tenente Taiar, que só conhece a realidade de sua vida militar, e um outro soldado, Salomão, com quem Mariamu não se dá bem. Entre balas e risos, histórias de amor e guerra se desdobram enquanto o trem avança.

Ano: 2016

Tempo: 93 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/comboio-de-sal-e-acucar

 

Virgem Margarida (2012)

 

Sinopse: Ano de 1975. Após séculos de colonização portuguesa, Moçambique torna-se um estado independente. O novo regime procura limpar as ruas da prostituição. Assim, 500 prostitutas são enviadas à força para um centro educacional algures na selva, onde são obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o seu papel na nova pátria. Margarida é uma adolescente de 16 anos que ali foi parar por engano, quando tentava comprar o enxoval para o seu casamento. Inocente, ela não tem pecados para expiar. A viverem um inferno, as mulheres unem-se num plano para poderem escapar daquele lugar. Margarida torna-se a representação de liberdade e de pureza num lugar onde, segundo uma das personagens, “o camarada é pior que o colono”.

Ano: 2012

Tempo: 90 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: http://cinecartaz.publico.pt/Filme/326708_virgem-margarida

 

Hóspedes da Noite (2007)


Sinopse: O Grande Hotel, na cidade da Beira, era o maior de Moçambique, na época colonial: 350 quartos, luxuosas suítes, piscina olímpica… Atualmente, o prédio, em ruínas, sem eletricidade e sem água canalizada, é habitado por mais de 2500 pessoas. Algumas vivem ali há vinte anos. Além dos quartos, também servem de moradia os saguões, os corredores, as áreas de serviço do hotel e a cave, onde é sempre noite.

Ano: 2007

Tempo: 53 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: https://dockanema.wordpress.com/2012/09/19/hospedes-da-noite/

 

Ilha dos Espíritos (2007)

Sinopse: Uma pequena ilha, uma ótima história. Muito antes de dar o nome ao país, a ilha Moçambique desempenhou um papel fundamental no Oceano Índico durante séculos. Ponto de ancoragem de caravelas, ponto de encontro de piratas, ponto de encontro de raças. Ela levanta suas paredes no meio do mar. Suas ruas sinuosas e cheias de vida revelam pequenos palácios, igrejas e casas brancas. Seus habitantes são personagens excêntricos, orgulhosos da história do passado da ilha. Ao percorrer as ruas, encontramos um historiador, um arqueólogo marítimo, um pescador, o "porteiro" da ilha, um dançarino, muitos espíritos ...

Ano: 2007

Tempo: 63 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: Documentário (longa-metragem)

Fonte: http://www.imdb.com/title/tt2109077/

 

O Grande Bazar (2006)


Sinopse: Dois meninos com experiências e objetivos diferentes encontram-se num velho mercado africano. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar a casa; o outro não olha a meios e chega mesmo a roubar para não ter que viver com a família. Apesar destas diferenças, eles tornam-se amigos e juntos reinventam o mundo.

Ano: 2006

Tempo: 56 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/o-grande-bazar/



Mãos de Barro (2003)


Sinopse: O mundo imaginário de uma artista moçambicana única que se expressa através do barro, uma matéria tradicional africana. Reinata Sadimba, nascida em 1945, é uma mulher cheia de vida, apesar da sua idade. Parece uma menina divertida. As suas esculturas de barro contam histórias de vida misturadas com crenças tradicionais e exorcizam demônios e fantasmas. O seu talento chega a diversos países através de exposições. Ela adora dançar vestida de homem.

Ano: 2003

Tempo: 50 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: documentário (longa-metragem)

Fonte: http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/maos-de-barro/

 

Desobediência (2002)


Sinopse: Acusada de ter causado a morte do marido, ela foi perseguida e humilhada. Por duas vezes provou a sua inocência. Apesar disso, foi castigada de uma maneira atroz.

Ano: 2002

Tempo: 1h e 32 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: drama, ficção documental (longa-metragem)

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=Desobedi%C3%AAncia+Licinio&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&dcr=0&ei=LaZ5WojSIcmOwgTBxYuYDg

 

Night Stop (2002)


Sinopse: No interior de Moçambique fica o Corredor da Morte, uma longa rota de transporte feita por caminhões onde mais de 30% da população é HIV positivo. Filmado majoritariamente à noite, o filme mostra uma série de histórias entrelaçadas acerca das vidas de mulheres que esperam a chegada dos caminhoneiros em uma estação para pernoite. Três grupos de profissionais do sexo, as Calamidades (the Calamities), as Estudantes (the Students) e as Fundadoras (the Founding Members) disputam por trabalho, desaparecendo no interior dos caminhões, o que é mais barato do que alugar quartos, nesse mundo. Mesmo havendo distribuição sem custo de preservativos por ativistas, podem ganhar mais com sexo sem proteção.

Ano: 2002

Tempo: 52 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: documentário (longa-metragem)

Fonte: http://www.africanfilmny.org/2014/night-stop/

 

The Bridge (2001)


Sinopse: Na estação das chuvas, os rios enchem e, por vários meses, Chimanimani, uma das mais belas regiões de Moçambique, fica isolada do resto do país. Em Chimanimani, será criada uma reserva natural, cuja principal atração é o monte Binga, o ponto mais alto de Moçambique. Esta estação deverá beneficiar a comunidade local e promover o seu desenvolvimento. Porém, nada pode ser feito sem a construção de uma ponte. Este é o relato do esforço coletivo para construir esta ponte. O sucesso deste empreendimento não depende, no entanto, apenas do esforço dos homens. Depende, também, da cumplicidade dos espíritos da região e dos caprichos da mãe natureza, aliada da comunidade neste grande projeto e, ao mesmo tempo, a sua principal antagonista.

Ano: 2001

Tempo: 52 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: documentário (longa-metragem)

Fonte: http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/a-ponte/


A Última Prostituta (1999)

 

Sinopse: Cinco mulheres falam da sua experiência nos centros de reeducação para prostitutas, criado logo após a independência de Moçambique, nas florestas da longínqua província de Niassa, em sítios onde não havia nada, exceto animais selvagens. Elas recordam as difíceis situações de luta pela sobrevivência que enfrentam juntas, uma como comandante de centro, quatro como reeducandas. Dentre estas, porém, nem todas eram prostitutas. Algumas não sabiam porque estavam lá. Em contraponto a estas narrativas, Ricardo Rangel, o mais conhecido fotógrafo moçambicano, comenta as suas famosas fotografias feitas na rua Araújo, a rua da prostituição.

Ano: 1999

Tempo: 48 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: drama, ficção-documentário (longa-metragem)

Fonte: http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/a-ultima-prostituta/

 

As Pitas (1998)


Sinopse: Diante de uma televisão, assistindo a longas sessões de telenovelas, quatro jovens, amigas de colégio, habitantes de uma cidade do interior do Moçambique, compartilham os seus problemas comuns: a traição do namorado, a corrupção de um professor, um novo amor que surge… No seu cotidiano enfrentam, com ternura e humor, situações críticas características de sua idade. Uma delas, para seduzir o jovem por quem se apaixona, não hesita em recorrer à magia, sem dar crédito às advertências das outras. As consequências são imprevisíveis.

Ano: 1998

Tempo: 50 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: http://acervoafrica.org.br/acervobiblio/as-pitas/

 

Colheita do Diabo (1998)

 

Sinopse: A seca e a presença maléfica de bandidos ocultos na floresta ameaçam a vida cotidiana de uma aldeia defendida por cinco veteranos da guerra de independência. Ficção e realidade se confundem e simbolizam o drama dos países da África Austral confrontados com o Apartheid.

Ano: 1998

Tempo: 52 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: https://interconexoeshumanas.wordpress.com/tag/casadasafricas/

 

Tchuma Tchato (1997)

 

Sinopse: Nas margens sul do rio Zambesi – uma parte isolada de Moçambique, delimitada pelo Zimbábue e Zâmbia – a terra é uma fonte rica de matérias-primas. Os habitantes desta região, no entanto, são muito pobres. "Tchuma tchato" significa "nossas riquezas" e é o nome de um projeto no qual o governo estimulava a população a explorar e proteger em conjunto a terra. Não é uma tarefa fácil convencer as pessoas dos benefícios deste método, o que implica, por um lado, que elas não podem mais caçar os animais selvagens na área. A caça tradicional é uma importante fonte de renda, e quando um hipopótamo desfila por toda a sua plantação, é difícil não matá-lo. E os principais espíritos, o Leão, o Macaco, a Serpente e o Leopardo devem dar a sua permissão antes que o projeto possa ter sucesso.

Ano: 1997

Tempo: 56 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: documentário (longa-metragem)

Fonte: http://www.africanfilmny.org/2012/tchuma-tchato-%E2%80%9Cnight-stop%E2%80%9D/

 

A Guerra da Água (1996)

Sinopse: Durante a guerra em Moçambique, os combates nas regiões secas aconteciam em volta dos furos de água. Vários deles foram destruídos para não caírem nas mãos do inimigo. Hoje, nos meses de estiagem, quando a água da chuva armazenada nas cisternas familiares acaba, a população começa uma nova guerra...

Ano: 1996

Tempo: 1 h 13 min.min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: documentário (longa-metragem)

Fonte: https://filmow.com/a-guerra-da-agua-t128863/ficha-tecnica/

 

A árvore dos Antepassados (1995)

 

Sinopse: Durante 15 anos de guerra em Moçambique, um milhão e meio de moçambicanos procuraram refúgio nos países vizinhos. Não houve tempo para se despedirem, nem cumprirem com as formalidades rituais em relação aos mortos. Em 1984, quando a guerra atingiu a província de Tete, Alexandre Ferrão foi escolhido pelos tios para levar a família para o Malawi; os que aguentaram caminhar e as crianças foram com ele. Dez anos depois, em 1994, com o fim da guerra, Alexandre decidiu que era altura de regressar para se reconciliarem com a árvore dos antepassados. Este filme é a história da viagem de regresso à casa da família.

Ano: 1995

Tempo: 50 min.

Realizador: Licinio Azevedo

Gênero: ficção (longa-metragem)

Fonte: http://www.buala.org/pt/da-fala/a-arvore-dos-antepassados-um-filme-de-licinio-azevedo-no-porto





 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br