Gabriel Mondlane

Biografia

Gabriel Mondlane nasceu em 1957, em Pafuri, distrito de Chicualacuala, antes chamada Malvérnia, província de Gaza, lugar onde fez toda a sua instrução primária entre 1964 e 1968. Em 1970, ingressou no Ensino Secundário na Escola Básica Agrária de Limpopo, antiga Escola Trigo de Morais, no distrito de Chókwè. Depois, em 1973, foi para Lourenço Marques (Maputo), onde frequentou a Escola Preparatória General Machado, atual Universidade Pedagógica, e a Escola Industrial 1º de Maio, antiga Escola Industrial Afonso de Albuquerque, antes de fazer o Ensino Superior em cinema no Zimbabwe Film Training College.

Fonte: http://jornalnoticias.co.mz/index.php/caderno-cultural/56311-gabriel-mondlane-o-cineasta-fa-de-churrasco.html

Filmografia

1992 – Pause in life - Realização, pesquisa e guião

1993 – Stone of Zimbabwe - Realização, pesquisa e guião

1997 – Chicualacuala (Terra Agonizada) - Realização, pesquisa, guião e pré-montagem

1997 – Árvore Sagrada - Realização e edição

1998 – Dança para ti - Realização

2001 – A história do mineiro - Realização, pesquisa e guião

2002 – Graça na positivo - Realização, pesquisa e guião

2008 – Silêncio da mulher - Realização, pesquisa e guião

2009 – Ondas comunitárias - Realização

2009 – Voz nocturna - Realização, pesquisa e guião

2010 – Toque mortal - Realização, pesquisa, guião e produção

2011 – Campo meu futuro - Realização, pesquisa e captação de som

2015 – Gwemulene: Trilhando o Sonho - Realização

Sinopses de alguns dos principais filmes de Gabriel Mondlane:

2001 – A história de um mineiro

Sinopse: Joaquim, mineiro moçambicano a trabalhar na África do Sul, descobre que contraiu o HIV e decide voltar a casa 4 anos depois da sua última visita para dizer à sua primeira mulher e aos restantes familiares que é soropositivo.

Fonte: http://ccmflcs2012.blogspot.com.br/p/filmes-e-sinopses.html

Duração: 30 a 60 min
Realização: Gabriel Mondlane e Nic Hojmeyr
Produção: João Ribeiro e Rehad Desai

2008 – Silêncio da mulher

Sinopse: Marta, jovem de trinta anos, vive em uma comunidade rural com o esposo e a família dele. Com dificuldades para gerar um filho, Marta se vê, constantemente, cobrada pela sua sogra, por seu marido e por sua comunidade tradicional. Quando, enfim, consegue engravidar, descobre que é soropositivo.

Fonte: http://classic.medicusmundi.tv/peliculas/silencio-da-mulher-26.html

Duração: 48 min
Realização: Gabriel Mondlane
Produção: Gabriel Mondlane

2015 – Gwemulene: Trilhando o sonho

Sinopse: Na localidade de Gwemulene, espera-se que a alfabetização dos adultos ajude a melhorar os rendimentos da sua produção, essencialmente agrícola. As crianças desempenham papel ativo, sendo mão-de-obra nas atividades agrícolas. O filme aponta para o seguinte dilema: permitir que as crianças frequentem as escolas pode pôr em risco os rendimentos familiares necessários à sobrevivência.

Duração: 20 min
Realização: Gabriel Mondlane
Produção: Abdul Manafe

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br