Teodora Martins
Biografia
Natural de Santo Tomé, formada em Jornalismo pela UDM (Universidade Eduardo Mondlane), Mestrado em Direitos Humanos e Bom Governo na UTM (Universidade Técnica de Moçambique), estudos sobre cinema em Cuba. Realizou os documentários ‘Marcas do Desterro’ (2015), que foi financiado pela FUNDAC, e ‘O Estado Crioulo de África’, ganhador do prêmio do programa DOCTV-CPLP III-2018, sendo exibido nos canais televisivos de dois países da comunidade. Em 2016, começou o programa ‘Reencontros’, um projeto onde mostrava a reunião, pela primeira vez desde a independência, de famílias moçambicanas que foram separadas em processos de deportação para Santo Tomé e Príncipe. Este projeto foi interrompido pela sua entrada na EICTV em 2018, onde veio a trabalhar no território da ficção em ‘Loca Pasión’ e ‘El Curandeiro’. Seu último trabalho foi o curta, documentário ‘Raízes de Oká’, em 2019.
Fonte: https://benfeitoria.com/Teonaeictv
Filmografia
Marcas do Desterro, 2015, Documentário
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NF_IzMiwfm8
Sinopse
Durante a ocupação e afirmação do colonialismo português em Moçambique, centenas de pessoas foram deportadas para vários pontos do continente, especialmente para São Tomé e Príncipe. Isso ocorria principalmente com aquelas pessoas que demonstrassem alguma resistência ao trabalho forçado ou reagissem ao castigo corporal. Atualmente, esses cidadãos moçambicanos vivem ao abandono, numa situação de miséria e anonimato, entregues a sua própria sorte.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NF_IzMiwfm8
Ficha Técnica
Direção: Teodora Martins
País: Moçambique, São Tomé e Príncipe
Gênero: Documentário
Ano: 2015
O Estado Crioulo de África, 2018, Documentário
Sinopse
O questionamento de uma jovem são-tomense sobre as suas origens leva-a em uma viagem de encontros e reencontros com as culturas de vários grupos sociais de São Tomé e Príncipe, uma nação com a identidade ainda em construção.
Fonte: https://tvbrasil.ebc.com.br/cine-cplp/2020/02/o-estado-crioulo-de-africa
Ficha Técnica
Título: O Estado Crioulo de África
Direção: Teodora Martins
Produção: GS Produções
Local: São Tomé e Príncipe
Ano: 2018
Duração: 52 minutos
Outro Filmes
Raíz de Oká, 2019, curta-metragem
Louca Paixão, 2018, ficção, curta-metragem - Cuba
O Curandeiro, 2018, ficção, curta-metragem - Cuba