Nuno Miranda
Fonte: https://pt-br.facebook.com/letradasilhas/videos/filme-de-realizador-caboverdiano-no-festival-de-cinema-em-roterd%C3%A3o/107895207292970/
Biografia
Nuno Miranda é cineasta, diretor, diretor de fotografia e montador cabo-verdiano, integrante da Kriolscope Filmes. Seu primeiro filme, “Kmêdeus”, teve estreia mundial no IFFR (Festival Internacional de Cinema de Roterdão), em 24 de janeiro de 2020.
Fonte:
https://iffr.com/en/persons/nuno-miranda
https://ms-my.facebook.com/letradasilhas/posts/1733376393466425/
Filmografia
Kmêdeus, 2020, longa-metragem
Sinopse
O filme gira em torno da história intrigante de um misterioso excêntrico sem-teto chamado Kmêdeus (“Comer Deus”) que morava na ilha de São Vicente, Cabo Verde. Para alguns, ele era um lunáti; para outros, um artista. Mas para todos, ele era e ainda é um mistério. António Tavares, um importante dançarino contemporâneo de Cabo Verde, criou uma performance baseada na vida e no mundo interior de Kmêdeus. Ele nos leva em uma viagem por sua cidade natal, Mindelo, revisitando as músicas, os filmes da ilha e a celebração de seu carnaval anual. Torna-se, assim, uma busca identitária pelos aspectos fundamentais de uma das comunidades crioulas mais antigas do mundo.
Fonte:
Ficha Técnica
Direção: Nuno Miranda
Roteiro: Nuno Miranda
Produção: Paulo Soulé
Edição: Nuno Miranda
Duração: 52 minutos
País: Cabo Verde
Ano: 2020
Fonte:
A última colheita, 2025, curta-metragem
Sinopse:
O jovem Gabriel se preocupa em esquecer o rosto do falecido pai; Isabel, uma mãe solteira, preocupa-se com o filho e como conseguirá sobreviver; Firmino questiona o seu sentimento de pertença depois de perder o seu jardim que considerava o seu portal para Cabo Verde. As vidas de Gabriel, Isabel e Firmino entrelaçam-se em A Última Colheita, de Nuno Boaventura Miranda. O cineasta oferece um retrato intergeracional de uma comunidade em diáspora cabo-verdiana que vive em Lisboa enquanto lida com questões de identidade e um desejo partilhado de ligação.
Fonte:
Ficha Técnica:
Direção: Nuno Miranda
Roteiro: Nuno Miranda
Duração: 22 minutos
País: Cabo Verde, Portugal
Ano: 2025