Ery Claver
Biografia
Ery Claver é um dos cineastas mais versáteis em angolana. Iniciou sua carreira como operador de câmera em 2008, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários. Em 2013 ingressou na Geração 80 e aprofundou seu estilo como Diretor de Fotografia trabalhando nas curtas-metragens Concrete Affection - Zopo Lady (2014) e Havemos de Voltar (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção Geração 80. Enquanto realizador assina várias curtas-metragens, com destaque para Lúcia no Céu com Semáforos (2018) em parceria com Gretel Marín e Enóquio: Que Não Tinha Coração (2020) em parceria com o irmão, Evan Cláver. Ery já teve o trabalho exibido em diversos festivais internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França; o VIDEOEX - International Experimental Film and Video Festival, em Zurique e o FCAT - Festival de Cinema Africano, nas cidades de Tarifa eTânger. Ery também assina o guião da primeira longa-metragem da Geração 80, em parceria com Fradique, Ar Condicionado.
Filmografia
Concrete Affection - Zopo Lady (2014)
A luz no Quarto Era Vermelha Porque Não Existia Amor (2016)
Há um Zumbido Há um Mosquito São Dois (2017)
Havemos de Voltar (2017)
Lúcia no Céu com Semáforos (2018)
A Love Story About Power – Prólogo (2019)
Enóquio: Que Não Tinha Coração (2020)
Ar Condicionado (2020)
Nossa Senhora da casa do Chinês (2022)
Fonte: https://geracao-80.com/ery-claver
Nossa Senhora da Casa do Chinês, 2022, Longa Metragem
Sinopse: “Nossa Senhora da Loja do Chinês” fala de poder, fé, superstição e ressentimento, por meio da peculiar imagem de plástico de Nossa Senhora, que mexe com um bairro de Luanda e com as suas gentes. Entre eles, encontramos uma mãe enlutada, que procura a paz; um barbeiro que inicia um novo culto; e um jovem procura vingar a perda de um amigo. Sempre com um enorme cuidado estético e sentido de urbanidade, numa mistura entre o real e o “mágico”, o filme é uma pequena maravilha vinda da Geração 80, um coletivo de jovens angolanos prontos para conquistar o mundo do audiovisual.
Ficha Técnica
Realização, guionista: Ery Claver
Produtor: Jorge Cohen
Produtores Executivos: Sílvio Nascimento, Elias Ribeiro
Edição: Zeno Monyak
Som: Oswald Juliana
Música Original: Ismael Suama
Longa-metragem
Ano: 2022
Tempo de execução: 98 min.
Fonte: https://geracao-80.com/nossa-senhora
A Luz no Quarto era Vermelha porque não Existia Amor, 2016, Curta-Metragem
Sinopse: É um curta-metragem experimental. Aborda a prostituição, a solidão, a mercantilização do sexo e das relações humanas. Sem diálogos, as imagens são fortes, assim como a cor vermelha e a escuridão da noite. "Vi-as as duas ou vindo ou como se cala a cada gesto ouvindo. E mesmo essa pose será cortada. Na paisagem que não diz nada. O fatal que lhes ordena. Também não rouba a cena de quem procura a imortalidade ou encontra o bom, o mau e o ladrão. A lata e as cinzas mais fáceis que pão. A ambição do passante. E a putas sem bolso. Ou o inverso. No quarto fechado a luz vermelha. Ou a luz no quarto era vermelha porque não existia amor."
Ficha Técnica
Realização, guionista: Ery Claver
Edição: Davide Nogoode
Som e Música: João Ana
Curta-metragem experimental
Ano: 2016
Tempo de execução: 10 min.
Fontes:
https://geracao-80.com/ery-claver
https://www.buala.org/pt/da-fala/iv-mostra-de-cinema-olhares-sobre-angola-hangar-i-lisboa
Há um Zumbido, Há um Mosquito, são Dois, 2017, Curta-Metragem experimental
Sinopse: Curta-metragem experimental. Aborda a solidão e a existência humana. O zumbido de um mosquito vai provocar um desconforto interior no homem que passa a buscar seu próprio destino. “O mosquito erra frenético e também em mim o zumbido. As águas paradas do dia tornam-se também espelhos apodrecidos no ar abafado, e cansado lanço uma suspeita, um remorso falso e fugitivo. Um homem devastado tenta perceber o ruído e o que se passa à sua volta. O que procura e o seu destino só o farão perceber que realmente não caminha sozinho.”
Ficha Técnica
Realização e guionista: Ery Claver
Edição: Davide Nogoode
Som e Música: João Ana
Pós- Produção: Edvaldo António
Atores: Adalberto Ferreiro “Toy Boy”, Daniela Vieitas, Maniloy, André António
Ano: 2017
Tempo de Execução: 8 min
Fontes: https://geracao-80.com/ery-claver
https://www.buala.org/pt/da-fala/iv-mostra-de-cinema-olhares-sobre-angola-hangar-i-lisboa
Lúcia no Céu com Semáforos, 2018, Curta-Metragem, Ficção
Sinopse: O curta-metragem realiza um retrato silencioso de uma mulher, Lúcia, presa no convencionalismo, desprovida do direito de ser, de pensar e de falar. O filme lhe permite revelar-se a si mesma. Ela, a protagonista, é a filha mais nova de uma família de sete irmãos. Aos dezoito anos, apaixona-se por Zé, um rapaz sem grandes aspirações profissionais. A mãe a adverte do risco da relação, contudo ela, embriagada pela paixão, deixa-se levar pela excitação do amor. Movida pela matriz patriarcal imposta em casa e pela sociedade ao redor, submete-se aos poucos, aceitando com conivência até a violência física imposta pelo namorado. Dentro de um lar já desestruturado e com três filhos pequenos, desempregada e pouco letrada, Lúcia tenta na rua reencontrar sua dignidade presa a um universo que irá sempre contaminar as suas ações graças aos padrões sociais que ditam o intransponível abismo entre sua escolha individual e o que está marcado como comportamento de uma mulher. Lúcia supera o repúdio e até procura iludir essa limitação, degradando até o próprio corpo subsequentemente, tentando fugir à imagem contraditória do amor puro e à felicidade ilusória, seguindo um rumo rebelde e duvidoso. Certa das desvantagens desse curso, Lúcia acaba por redimir-se, procurando uma trajetória mais digna, regressando à escola, quando as circunstâncias da vida voltam a atacar-lhe, desta vez fatalmente.
Ficha Técnica
Diretor, realizador: Ery Cláver
Género: Experimental
País: Angola
Ano: 2018
Tempo de execução: 16 min
Producción: Geração 80
Guionista: Ery Cláver
Fotografía: Ery Cláver
Música: Gretel Martin
Som e música: João Ana
Atores: Maura Ribeiro y Tom Boy
Fonte: http://www.updownn.com/agenda/cine-rede-lucia-no-ceu-com-semaforo
Demais Participações:
Ar Condicionado, 2020, Longa-Metragem, Drama
Sinopse: Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias. Ar Condicionado é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.
Ficha Técnica
Realização: Fradique (Mário Bastos)
Produtor: Jorge Cohen
Guião: Fradique e Ery Claver
Dir. de Arte & Produção: Prudênciana Hach
Dir. de Fotografia: Ery Claver
Música: Aline Frazão
Artista Convidado: Benguela, Angola
Ano: 2020
Tempo de execução: 2h e 30 min
Fontes:
https://www.imdb.com/title/tt10389922/
https://geracao-80.com/ery-claver
http://www.updownn.com/agenda/cine-rede-lucia-no-ceu-com-semaforo