Fonseca Soares
Biografia
Ator e encenador, jornalista, técnico e dramaturgo, Fonseca Soares encontra-se ligado ao teatro há 44 anos, quando pela primeira vez pisou em um palco, no caso, o do cinema Eden Park, no Mindelo.
Um dos fundadores da Associação Mindelact, Fonseca Soares foi durante muitos anos presidente da mesa da Assembleia Geral. Ao longo do seu percurso, o ator fez o oitavo curso de teatro do Centro Cultural Português, foi um dos fundadores do Atelier Teatrakácia, escreveu peças para o Grupo TIM (Teatro Infantil do Mindelo) e fez a sonoplastia de vários espetáculos e festivais de teatro.
Participou, sobretudo, com o Grupo do Centro Cultural Português do Mindelo, em várias atuações, designadamente em peças como Rei Lear, Sete pecados capitais, Três irmãs, Mar Alto, Auto da Compadecida, No Inferno, Teorema do Silêncio, Tempestade, Invasão do Lixo, Linha de Pesca, Nôs água e Crónicas de Mindelo. Prêmio de mérito teatral 2018 distingue Fonseca Soares, ator e jornalista de profissão na Rádio de Cabo Verde.
Fonte:
http://www.rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=16526
Filmografia
Futcéra – A menina dos olhos grandes, 2010, longa-metragem
Sinopse
A longa-metragem Futcera – A menina dos olhos grandes conta a história de uma menina que reencontra o seu país natal depois de uma residência na Europa e após a morte do pai. O papel principal é interpretado pela atriz Laura Branco que incorpora a menina Lilly. Esta história que mistura tradições e crenças sobre feitiçaria no país já arrebatou diversos prêmios. Graças também ao elenco experiente, com Elisabete Gonçalves, Gabriela Mendes e Fonseca Soares, que proporcionaram uma estreia triunfante da atriz Laura Branco, na altura com apenas 12 anos.
Fonte:
https://www.fandor.com/films/frantz_fanon_his_life_his_struggle_his_work
Ficha Técnica
Direção: Alexis Tsafas e Fonseca Soares
Roteiro: Zenaida Alfama Medina
Elenco: Elisabete Gonçalves, Gabriela Mendes, Laura Branco e Fonseca Soares
País: Cabo Verde
Ano: 2010
Prêmios
O filme cabo-verdiano Futcera – A menina dos olhos grandes, do grego Alexis Tsafas e do cabo-verdiano Fonseca Soares, foi selecionado na 22ª edição do Festival de Cinema Pan-Africano, em Los Angeles. Foi considerado a melhor longa-metragem internacional.
https://www.noticiasaominuto.com/cultura/228241/filme-de-cineasta-cabo-verdiano-vence-premio-nos-eua
http://www.rtc.cv/desporto/index.php?paginas=21&id_cod=7827
https://dnartescv.wordpress.com/filmes-de-e-sobre-cabo-verde/