Francisco Manso

 

Biografia


O cineasta português Francisco Manuel Manso Gonçalves de Faria nasceu em Lisboa em 28 de novembro de 1949. Realizador com uma longa e produtiva carreira iniciada na década de 70, conta com um vasto currículo que inclui várias produções premiadas internacionalmente. Nós o incluímos em Cabo Verde por ter filmes sobre este país, adaptações de obras literárias do escritor cabo-verdiano Germano Almeida e de José Evaristo de Almeida. Além de curtas e longas-metragens realizadas para cinema e televisão na área da ficção, com natural destaque para O Testamento do Sr. Napumoceno (1997), é, sobretudo, uma figura incontornável no panorama do cinema documental português. Neste domínio, a sua obra é marcada pelo documentário de caráter social, antropológico ou etnográfico, por um lado, e também por produções dedicadas a episódios marcantes da história recente de Portugal e a figuras, movimentos e correntes de relevo da cultura lusófona. O documentário Memórias de um rio – Avieiros, os nómadas do Tejo (2004) foi premiado com Prêmio Especial de Lusofonia do 10º Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente - Cine Eco 2004. Dentre as diversas produções destacam-se Portugal passado e presente (1984), Alentejo cantado (1991), Uma Saga Europeia (1996), Terra Nova, Mar Velho (1983) e Filhos da estrada e do vento (1988).

Fonte:

https://africanfilmny.org/directors/francisco-manso/

http://www.caboverde-info.com/Identidade/Personalidades/Francisco-Manso

http://www.cinept.ubi.pt/pt/pessoa/2143690466/Francisco+Manso

https://www.imdb.com/name/nm0543890/

Filmografia


A filmografia de Francisco Manso é enorme, mas aqui destacamos, apenas, os filmes que abordam o cenário, a história e/ ou a literatura de Cabo Verde.

O Testamento do Senhor Napumoceno, 1997, longa-metragem

 

Sinopse

O Testamento do Senhor Napumoceno é um romance de uma das sociedades menos conhecidas, mas culturalmente complexas do mundo: Cabo Verde. Este clássico relato do vazio da vida burguesa provinciana apresenta ao público Germano Almeida, um dos maiores escritores da língua portuguesa. Apresentando a bela música da morna de Tito Paris e Cesária Évora, este filme evoca vividamente a personagem, o humor e o ritmo de vida de Cabo Verde. A história secreta e insuspeitada da vida do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, um dos homens mais ricos de Cabo Verde, revelada através do seu testamento e das suas confidências, gravadas pouco antes da sua morte. A ação do filme decorre no Mindelo, na ilha de São Vicente, onde Napumoceno desembarca em 1928, com 15 nos de idade, vindo de São Nicolau. Percorrendo a sua singular biografia, que se espraia por seis décadas da sociedade Mindelense, contam-se as muitas peripécias deste "rapazote de pé descalço", que enriquecerá no comércio, à custa de um insólito engano numa encomenda de guarda-chuvas. A sua verdadeira e excêntrica personalidade só é descoberta através das fitas cassetes que deixa gravadas para uma filha até então desconhecida, de súbito tornada herdeira de toda a sua fortuna. Tal constitui uma surpresa desagradável para o seu deserdado sobrinho Carlos, que terá de aplicar todo o seu engenho para apoderar-se de uma parte da herança que julgava inteiramente sua.

Participação em Festivais e Prêmios Internacionais

- 1997 - Gramado Film Festival, Brasil - Kikitos de Ouro ao Melhor Filme, Argumento e Ator (Nelson Xavier)

- 1997 - Festival de Assunção, Paraguai - Prêmios Melhor Filme e Melhor Ator

- 1997 - Seia 97 - Grande Prêmio

- 1997 - Santa Maria da Feira - Prêmio do Público

Ficha Técnica

Direção: Francisco Manso

Roteirista: Mário Prata

Produtor: Francisco Manso, Jom Tob Azulay, António Gonçalo

Ano: 1996

Duração: 117 minutos

Gênero:Drama, Comédia

País: Portugal, Brasil, Cabo Verde, França, Bélgica

Companhia de produção: Instituto Caboverdiano de Cinema, Cobra Films, ADR Productions, RTP, Cineluz

Fonte:

http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/1342/O+Testamento+do+Senhor+Napumoceno+da+Silva+Ara%C3%BAjo


A Ilha dos Escravos, 2008, longa-metragem

 

Sinopse

O filme decorre em Cabo Verde, Brasil e Portugal em 1852. Um levantamento de tropas, na cidade da Praia, instigado por oficiais desterrados para o arquipélago, em consequência da derrota dos partidários do infante D. Miguel, na guerra civil portuguesa, é o núcleo histórico do filme. Os rebeldes, contrariando as suas próprias convicções antiliberais, tentam aliciar para seu campo a população escrava, à falta de outros meios humanos que lhes corporizem os desígnios. Conspiração político-militar por um lado, insurreição de escravos por outro, ambas associadas, mas transitoriamente convergentes, e a mistura não podia ser senão explosiva. Se o núcleo histórico do filme é abertamente conflituoso, o núcleo dramático não é menos, com uma tessitura melodramática, que nos remete, em pleno, para o período romântico, em que a ação decorre.

 

Ficha Técnica

Direção: Francisco Manso

Roteirista: António Torrado

Produtora: Ana Costa

Ano: 2008

Duração: 100 minutos

Gênero:Drama

País: Brasil, Cabo Verde, Portugal, Espanha

Companhia de produção: Prodifilme, Malá Produções, ANCINE

Fontes:

http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/8344/A+Ilha+dos+Escravos

https://www.imdb.com/title/tt0487913/?ref_=nm_flmg_dr_11


Os Dois Irmãos, 2018, longa-metragem

 

Sinopse

O filme Os Dois Irmãos inspira-se numa história verídica. André, caboverdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que João, o seu irmão mais novo, se tinha envolvido com a sua mulher e a exigir-lhe que regressasse urgentemente para que limpasse a desonra que tinha caído sobre a família. A pressão do pai e da própria aldeia vai constituir uma terrível força que o leva a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura. Um conflito entre as leis atuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceite pela comunidade, talvez até mais poderosa.

 

Ficha Técnica

Direção: Francisco Manso

Roteirista: José Fanha

Produtor: José Mazeda

Ano: 2018

Duração: 93 minutos

Gênero:Drama

País: Portugal, Cabo Verde

Companhia de produção: Take 2000, Ministério da Cultura de Cabo Verde

Fontes:

http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/10506/Os+Dois+Irm%C3%A3os

https://www.imdb.com/title/tt7154984/?ref_=nm_flmg_dr_4

 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br