Henrique Pereira
Sobre o cineasta
Os primeiros passos para a criação de um cinema cabo-verdiano também foram dados nos anos cinquenta, com filmes produzidos em Cabo Verde: O Cavaleiro Mascarado (1954), O Guarda Vingador (1954) e Segredo de um Coração Culpado (1955), da autoria de Henrique Pereira, diretor e produtor português com grande experiência humana conquistada no Brasil, ainda nos anos 1950/60.
Saliente-se que, quando foi feita a Cowboiada, O Guarda Vingador, havia um só cavalo na Ilha de S. Vicente. Como era preto, pintaram uma metade do pobre animal de branco e, na cena da perseguição, filmavam-no ora de um lado, ora do outro, para dar a sensação do cavalo perseguido e do perseguidor.
O Guarda Vingador foi estreado no Eden-Park. O filme era de 8 mm e o som era transmitido por um gravador-áudio que funcionava sincronizadamente com a película. O “Sport” era o próprio realizador, Henrique Pereira, que contracenava com Elvira Pereira.
O Segredo de um Coração Culpado, estreado em 1955, tinha as mesmas limitações, embora já fosse a cores e o projetor foi colocado a meio da sala do Parque Miramar com um gravador-áudio que reproduzia sinconizadamente com a película os diálogos e a música.
Fontes:
https://brito-semedo.blogs.sapo.cv/130454.html?thread=205718
https://www.islasdecaboverde.com.ar/san_vicente/eden_park/7_do_cinema_em_cabo_verde_contribuicao_para_sua_historia_(l%20.htm
Filmografia
O Cavaleiro Mascarado, 1954, longa-metragem, 90 min.
O Guarda Vingador, 1954, longa-metragem, 90 min.
Segredo de um Coração Culpado, 1955, longa-metragem
Sinopse
O destino que levou a película Segredo dum Coração Culpado é alvo de diversas teorias fantasiosas, algumas explanadas em entrevistas. Há quem sustente que o filme foi destruído nos Estúdios da TÓBIS por inveja, dada a qualidade da película. A verdade é só uma: o Henrique Pereira, entusiasmado com o sucesso do filme em S.Vicente e na Praia, foi exibi-lo para os cabo-verdianos de Dakar. As autoridades senegalesas, com a justificação de que só existia o original e este não fora declarado à entrada, confiscaram-no após as exibições, e nunca mais se soube dele.
Participação em Festivais e Prêmios Internacionais
- Nomeado para Prêmio Documentário Favorito do Público durante a 18ª edição do Pan African Film & Arts Festival (PAFF)
- 2010 - Prêmio de melhor documentário na 13° edição anual Roxbury International Festival de Cinema
Ficha Técnica
Direção: Henrique Pereira
Produção: Studio Mindelo Ciné Amadores
Ano: 1995
Duração: 90 minutos
País de Produção:Cabo Verde
Fonte:
https://dnartescv.wordpress.com/filmes-de-e-sobre-cabo-verde/
https://brito-semedo.blogs.sapo.cv/130454.html?thread=205718