Celeste Fortes

 

 

Sobre a cineasta


Maria Celeste Monteiro Fortes nasceu em Santo Antão, Cabo Verde (1981). É doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa, Vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e Investigadora do Centro de Investigação em Gênero e Família da Uni-CV. Ativista Social e Cultural com foco na promoção da igualdade e equidade de gênero, tem colaborado em várias frentes para a democratização da história nacional e lutado pela polifonia das vozes femininas, a partir da criação e execução de projetos de pesquisa acadêmica e de intervenção teatral e audiovisual. Coordenadora do projeto Memórias para o Futuro: Projetar a Independência no Feminino, que “partejou” o documentário Canhão de Boca, no qual colabora como investigadora. Participou do projeto teatral Cartas enquanto dramaturga. Correalizou com Edson Silva o documentário Bidon: Nação Ilhéu, projeto vencedor do concurso DOC TV III da CPLP, 2018.

Fontes:

https://www.buala.org/pt/autor/celeste-fortes

Filmografia


Fragmentos de Mindelo, 2011, Documentário

 

 

Sinopse

Mindelo é a capital cultural de Cabo Verde. Gerações de escritores, pintores, cantores, intelectuais constituíram ao longo do tempo a expressão máxima da arte e do pensamento cabo-verdiano. Fragmentos da vida de seus habitantes revelam a força de sua história, a beleza de sua criatividade e, sobretudo, a resistência contra os flagelos da vida mindelense, porto de encontro de diversas nacionalidades. Valentina é uma sábia senhora, cuja vida se confunde com a própria história recente do país; Ribeira Bote: primeira zona libertada, zona marginalizada. onde se proclama o início da luta pela independência nacional; Trazem Um Cosa narra através de um bidão as relações com os vários nós da diáspora cabo-verdiana; Piknim Senegal traz os encontros culturais entre os senegaleses diaspóricos e os habitantes da ilha; Mandingas, a expressão carnavalesca mais emblemática de Cabo Verde; Casalata reflete o grave problema de habitação na ilha.

Ficha Técnica

Coeditores: Celeste Fortes, Luis Carlos de Alencar, Mamadou Diop, Antônio do Rosário, Ângelo Lópes, Lara Plácido

Roteiristas: Celeste Fortes, Luis Carlos de Alencar, Mamadou Diop

Produtores: Celeste Fortes, Luis Carlos de Alencar, Mamadou Diop

Gênero: Documentário

Ano: 2011

Duração: 75 min

País de Produção:Cabo Verde

Companhia de produção: M_EIA

Fonte:

https://fragmentosdemindelo.blogspot.com/

http://meia-cursodecinema.blogspot.com/p/fragmentos-de-mindelo.html

https://www.imdb.com/title/tt12572302/?ref_=tt_mv_close

Bidon: Nação Ilhéu, 2019, Documentário

 

 

Sinopse

Em Cabo Verde "a terra longe" é romantizada como lugar de abundância. É de lá que chegam os Bidons, enviados de diferentes destinos, enchidos a vários ritmos, representando a vitória da emigração e personificando a presença daqueles que tiveram de sair do país. Bidon: Nação Ilhéu costura três estórias femininas, expondo a mediação do Bidon, personagem central na vida dos cabo-verdianos, na relação entre quem ficou e quem foi. Camila tinha 11 anos quando viu sua mãe emigrar para os Estados Unidos. Há 18 anos que fortificam sua relação, encurtando a distância através da presença constante dos Bidons preparados com afeto maternal. Dona São, nos produtos que compra dos Bidons importados por comerciantes locais, procura driblar a pobreza e sustentar os seus filhos. Os bairros periféricos da ilha são a estrada que percorre para a venda ambulante, acalentando o sonho de alcançar a terra longe. Patrícia já viveu lá na terra longe. Regressou ainda criança e procura resgatar as memórias sensoriais desta experiência comprando vários produtos importados dos Estados Unidos. Não deseja lá voltar, mas, assim como a maioria das filhas e dos filhos da terra, sonha um dia realizar o sonho cabo-verdiano: receber um Bidon.

 

Participação em Festivais e Prêmios Internacionais

- Vencedor do Concurso Internacional DOCTV CPLP III

Ficha Técnica

Direção: Celeste Fortes, Edson Silva

Ano: 2019

Gênero: Documentário

País de Produção: Cabo Verde

Companhia de produção: Éden Produções

Fontes:

https://www.rtp.pt/programa/tv/p38594

 

Apoio:

Letras - UFRJ

Onde Estamos?

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917 - Setor de Litaraturas Africanas, sala D-220B
Telefone
+55 21 3938-9793
cinafrica@letras.ufrj.br