André Bahule
Biografia
Jovem cineasta e músico moçambicano, nascido em Maputo, Moçambique. Trabalha em produção musical como DJ na empresa Cash Money. Frequentou Colégio Nyamunda. Estudou na instituição de ensino Enko Sekeleka Campus, localizada no Complexo Residencial de Nhamacunda , em Vilankulos, em Moçambique.
Nhenha, 2018, Documentário
Sinopse: Três gerações de mulheres que dançam Xingomana na Província de Gaza, distrito de Mandlhakazi, compartilham suas vidas e, através das canções e danças, mostram as mudanças que as mulheres conquistaram em sua comunidade. O movimento moçambicano de mulheres transformou essa dança de sedução em uma de afirmação da força e potencial das mulheres durante a luta pela independência nos anos 60 e 70, tendo como inspiração Josina Machel, jovem que lutou pela independência moçambicana. Agora elas lutam pela continuidade da mensagem dessa dança, na afirmação de que a mulher é forte: “nhenha”, em xixangana, uma das línguas do Sul de Moçambique.
Contexto da filmagem:
Filmado durante a pesquisa de quatro jovens moçambicanos que passaram uma semana numa aldeia na província de Gaza, sul de Moçambique. Os jovens viveram com as famílias pesquisando a relação entre as canções e as vidas das meninas e mulheres que cantam e dançam Xingomana, dança feminina do sul de Moçambique conhecida em todo país. Os 4 pesquisadores/cineastas são nativos da região de Moçambique onde fizeram a pesquisa, falam a língua local e têm experiência pessoal com essa dança. O realizador, DJ e músico, vem desenvolvendo a sua carreira no cinema na área de pesquisa cultural do seu país. O filme faz parte da série de filmes “Fala Minha Irmã", produzido por Karen Boswall em parceria com estudantes do Instituto Superior de Arte e Cultura, em Maputo, Moçambique. Cada filme celebra a voz criativa da mulher moçambicana.
Fontes:
https://www.facebook.com/andre.bahule.3
http://antropologia.fflch.usp.br/sites/antropologia.fflch.usp.br/files/flyer%20karen_rev.jpg
Ficha Técnica
Realizador e Produtor: Andre Bahule
Pesquisa e Produção: Angelica Novela
Câmera: Isard Pidula
Diretor de Fotografia: Emídio Jozine
Som: Andre Bahule
Edição: Ariadine Zampaulo e Narciso Miguel Lufagir (Anakanga)
Ano: 2018
Duração: 25 min
Tradução: Madalena Cintya e Daniel Jorge
Produtora Executiva: Karen Boswall
Fonte: