Pedro Pimenta
Biografia
Pedro Pimenta iniciou sua carreira cinematográfica no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique em 1977. Desde então, atuou como produtor de inúmeros curtas-metragens, documentários e longas-metragens em Moçambique e em outros países africanos como Angola, Zimbábue, Etiópia e África do Sul. Dentre eles estão realizações de renomados cineastas, entre os quais Licínio Azevedo, João Ribeiro e outros. Lembramos alguns desses filmes: Marracuene: Duas margens de um rio, A árvore de nossos antepassados, Loucos, África sonhando, A Tempestade da Terra, Carta de amor Zulu, Teza, Memórias de sonhos, Ilha dos espíritos e Virgem Margarida. Entre 1997 e 2003, Pedro foi o Assessor Técnico Chefe do Projeto de Treinamento em Vídeo e Vídeo da UNESCO no Zimbábue para a África Austral em Harare. Como parte de suas responsabilidades, ele concebeu e gerenciou vários programas de treinamento no Zimbábue, Malawi, Moçambique, Namíbia e Zâmbia. Pimenta também é o fundador e diretor do Dockanema, um festival de documentários em Moçambique e é o primeiro moçambicano membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela atribuição das estatuetas Óscar.
https://www.imdb.com/name/nm0683721/
Uma Criança do Sul, 1991, Longa-metragem
Sinopse: Uma jornalista sul-africana exilada vai a Moçambique no início dos anos 80 na esperança de entrar furtivamente em seu país natal. Mas ela acha isso impossível e, enquanto presa em Maputo, capital de Moçambique, acaba descobrindo um lugar destruído por uma guerra civil e um verdadeiro amor.
Ficha Técnica
Diretor: Sergio Rezende
Roteirista: Chris Austin e Gill Bond
Produtor Associado: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 96 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 1991
País de Produção: UK
https://www.imdb.com/title/tt0101575/?ref_=nm_flmg_prd_6
A Árvore dos Antepassados, 1994, Longa-metragem
Durante 15 anos de guerra em Moçambique, um milhão e meio de moçambicanos procuraram refúgio nos países vizinhos. Não houve tempo para se despedirem, nem cumprirem com os rituais em relação aos mortos. Em 1984, quando a guerra atingiu a província de Tete, Alexandre Ferrão foi escolhido pelos tios para levar a família para o Malawi; os que aguentaram caminhar e as crianças foram com ele. Dez anos depois, com o fim da guerra, Alexandre decidiu que era altura de regressar para se reconciliarem com a árvore dos antepassados. Este filme é a história da viagem de regresso à casa da família e às tradições ancestrais.
Ficha Técnica
Diretor: Licínio Azevedo
Produtor: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 50 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 1994
País de Produção: Moçambique, Reino Unido
Companhia de produção: Ébano Multimédia
Fonte:
https://www.buala.org/pt/da-fala/a-arvore-dos-antepassados-um-filme-de-licinio-azevedo-no-porto
https://www.imdb.com/title/tt0121083/?ref_=nm_flmg_prd_5
Tolos, 1997, Longa-metragem
Sinopse:
Sinopse: O professor Zemani é muito respeitado em sua comunidade, embora todos saibam que ele teve um caso com um de seus alunos e esgotou sua resistência inicial ao apartheid. Quando Zani, irmão da jovem Zamani, volta de seus estudos na Suazilândia, ele idealmente sonha em resgatar o professor. A forte estreia na direção de Suleman “não é sobre o eterno conflito entre o 'diabo branco' e o 'negro nobre', mas simplesmente o povo negro da África do Sul - o estado de suas consciências, educação, sua brutal opressão pelos sul-africanos, relações sexuais, violência e o lugar das mulheres na comunidade sul-africana ”.
Ficha Técnica
Diretor: Ramadan Suleman
Roteirista: Bhekizizwe Peterson
Produtor Associado: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 90 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 1997
País de Produção: África do Sul, França
Companhia de produção: JBA Production
Fonte:
https://www.africanfilmny.org/2012/fools/
https://www.imdb.com/title/tt0123075/?ref_=nm_flmg_prd_4
África Dreaming – O Olhar das Estrelas, 1997, Curta-metragem
Sinopse:
África Dreaming é uma série de seis curtas dramáticos, cada uma de um país africano diferente e tudo sobre o amplo tema do amor na África. O episódio “O Olhar das Estrelas”, produzido por Pedro Pimenta, fala sobre um menino que aprende sobre o amor através da experiência de seu tio.
Ficha Técnica
Diretor: João Ribeiro
Roteirista: Mia Couto, João Ribeiro
Produtor: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 26 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 1997
País de Produção: Moçambique
Companhia de produção: Ebano Multimédia
Fontes:
https://www.imdb.com/title/tt0224823/?ref_=nm_flmg_prd_3
https://www.imdb.com/title/tt1025133/?ref_=nm_flmg_prd_3
A Ilha dos Espíritos, 2007, Documentário
Sinopse: Uma pequena ilha, uma grande história. Muito antes de dar nome ao país, a ilha de Moçambique teve um papel fundamental no Oceano Índico durante séculos. Ponto de paragem de caravelas, ponto de encontro de piratas, lugar de mistura de raças, ela ergue as suas muralhas que encerram ruas tortuosas cheias de vida, pontuadas por casas senhoriais, igrejas e pequenos comércios. Os seus habitantes, orgulhosos do passado glorioso da ilha, são personagens excêntricas. A deambularem pelas ruas, encontramos um historiador, um arqueólogo marítimo, um pescador, o "porteiro" da ilha, uma dançarina, uns espíritos...
Ficha Técnica
Diretor: Licínio Azevedo
Roteirista: Licínio Azevedo
Produtor: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 63 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 2007
País de Produção: Moçambique
Companhia de produção: Ebano Multimédia
Fontes:
http://www.marfilmes.com/pt/africadocs/a+ilha+dos+espiritos.htm
https://www.imdb.com/title/tt2109077/?ref_=nm_flmg_prd_2
Virgem Margarida, 2012, Longa-metragem
Sinopse: Em finais de 1975, após a vitória contra a colonização portuguesa na guerra pela independência, prostitutas de norte a sul de Moçambique foram levadas para centros de reeducação na convicção de que, através da disciplina e trabalhos forçados, impostos por militares de pureza revolucionária, corrigissem a "má vida" e se transformassem na "mulher nova" socialista. Mas um equívoco desestabiliza as mulheres: Margarida, que nunca esteve com um homem, foi igualmente levada.
Prêmios:
Prêmio do Público e a Menção Honrosa no Festival de Amiens (França)
Prêmio do Público no Festival da Argélia
Prêmio de Melhor Filme no Festival de Montreal (Canadá)
Melhor Atriz (Iva Mugalela) Festival de Nova Deli (Índia)
Melhor Filme, Melhor Produção e Melhor Atriz (Sumeia Maculuva) Festival de Cinema sobre a Mulher (Zimbábue)
Ficha Técnica
Diretor: Licínio Azevedo
Roteirista: Jacques Akchoti e Licínio Azevedo
Produtor: Pedro Pimenta
Tempo de execução: 90 min
Gênero: Drama
Ano de produção: 2007
País de Produção: Moçambique, França, Portugal
Companhia de produção: Ebano Multimédia
Fontes:
http://cine-africa.blogspot.com/2017/05/licinio-azevedo-virgem-margarida-2012.html