Rogério Manjate
Biografia
Rogério Manjate é ator, cineasta, escritor, poeta e diretor de teatro. Nasceu no bairro de Malanga, em Maputo, em abril de 1972. Estudou Agronomia na Universidade Eduardo Mondlane . Desde 1991, tornou-se membro do grupo de atores Mbêu e, em 1992, ingressou como membro do grupo de teatro Mutumbela Gogo, trabalhando nos dois grupos até 1995. Em 2000, Rogério Manjate selecionou textos para o livro Coletânea Breve de Literatura Moçambicana. Em 2001, ele publicou um livro de histórias, intitulado Amor Silvestre, que ganhou o Prêmio Literário TDM em 2001. Este livro inclui histórias escritas ao longo de um período de vários anos, contos curtos e intensos da vida urbana e suburbana no Moçambique contemporâneo, miniaturas que cobrem diversos aspectos da vida das pessoas: suas lutas, esperanças, tensões e também absurdos vivenciados. Seu primeiro livro infantil Casa em Flor (Flower House - 2004) ganhou o Prêmio FBLP 2002 de Literatura Infantil. Sua história À Imagem e Semelhança ganhou o prêmio Internacional Short Story de 2002, no Guimarães Rosa / RFI, em Paris. Outras publicações incluem Choveria Areia (2005), Mbila + Dinka (2007), Cicatriz Encarnada (2017). Ele é membro da AEMO e contribuiu com histórias e poemas para jornais e revistas. Como jornalista, ele editou o site literário Maderazinco na Internet. Manjate foi o editor da revista Lua Nova da Associação de Escritores Moçambicanos. Rogério Manjate interpretou "Pai", no curta-metragem de mistério Tatana (2005). Como cineasta, Rogério Manjate dirigiu e produziu O meu marido está a negar (Negação do meu marido - 2007), um filme sobre negação e divulgação da AIDS. Ele ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem do Festival Internacional de Cinema de Durban, em 2008, com seu curta I Love You. Este filme também ganhou os prêmios de curta-metragem no festival Africa in Motion (AiM), que decorreu de 23 de outubro a 2 de novembro de 2008, em Edimburgo , na Escócia, e no Festival de Cinema Africano de Tarifa (FCAT), em Tarifa, Espanha, em 2009. Este curta, que trata da questão do sexo seguro, foi produzido para a UNESCO . Rogério Manjate é diretor de sua própria companhia de teatro, Galagalazul, e também atua nessa companhia. Ele fez uma turnê ampla com a peça Na Solidão dos Campos de Algodão, de 2005. Ele declarou que, seja escrevendo literatura, cinema ou teatro, seu motivo é sempre a alegria de contar histórias.
Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Rog%C3%A9rio_Manjate
https://www.linkedin.com/in/rogerio-manjate-755a6229
O meu Marido Está a Negar , 2007, Curta-Metragem, Documentário
Sinopse: O meu marido esta a negar é um documentário de 2007 sobre uma peça de mesmo nome, escrita e dirigida por Rogério Manjate, cineasta e diretor de teatro, com peças representativas na linha do Teatro do Oprimido. O filme e a peça discutem questões de HIV / AIDS.
Ficha Técnica
Direção, realização: Rogério Manjate
Produção: Força Maior
Roteiro: Rogério Manjate
Atores: Hermínia Novais, Gabriel António
Música: Francisco Cardoso
Cinematografia: Panu Kari
Edição: Panu Kari
Data de lançamento: 2007
Tempo de execução: 21 minutos
País: Moçambique
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/O_Meu_Marido_Est%C3%A1_a_Negar
I Love You, 2007, Curta-Metragem
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/I_Love_You_(2007_Mozambican_film)
Sinopse: Um garoto assiste a uma bela jovem enquanto ela se veste para o trabalho. Fica claro pelas roupas dela que ela é uma trabalhadora do sexo. O menino carrega seus sapatos de salto alto e a ajuda a caminhar pelas ruas lamacentas do bairro. Quando ele os deposita no chão para ela entrar, coloca algo em um dos sapatos. Parece ser uma nota, uma carta de amor, talvez... Ela atravessa a rua e depois percebe algo no sapato. Ela retira o que estava no sapato e vê que era um preservativo. Havia a seguinte frase escrita: "Eu te amo" em inglês. Ela sorri e acena para o garoto que poderia ser seu irmão mais novo ou apenas um garoto do bairro que lhe fazia companhia a ela. De qualquer maneira, a mensagem era clara: ele a amava e queria que ela se protegesse.O filme, também sobre o HIV, não tinha diálogos, porque era para ser exibido em muitas partes do mundo, sem legendas.
Prêmio:
O moçambicano Rogério Manjate venceu com a curta-metragem I Love You (2007) o festival de cinema Africa in Motion (AiM), que decorreu de 23 de outubro a 02 de novembro de 2008, em Edimburgo, Escócia.
Ficha Técnica
Diretor: Rogério Manjate
Produtor: Rogério Manjate
Roteirista: Rogério Manjate
Editor: Francisco Martins
Ano: 2007
Tempo de execução: 3 min
Fontes: https://www.linkedin.com/in/rogerio-manjate-755a6229
https://en.wikipedia.org/wiki/Rog%C3%A9rio_Manjate
https://en.wikipedia.org/wiki/O_Meu_Marido_Est%C3%A1_a_Negar
http://heatherleilamoz.blogspot.com/2008/10/i-love-you-by-rogerio-manjate.htmlDemais participações
Tatana, 2005, Curta-Metragem, Mistério
Fonte: https://mubi.com/films/tatana
Sinopse: Adaptado de um conto tradicional makonde, esta é a história de uma velha e de seu neto, Sábado, criança de 12 anos que ela educa desde a morte do pai. Graças a um poder oculto, a velha guarda na cabeça os seus familiares mortos que, de quando em quando, saem cá para fora fazendo uma grande festa em jeito de cerimônia. Sábado faz uma viagem iniciática conduzida por sua avó e acaba por partir a cumprir o seu destino, depois de se reencontrar com o espírito de seu pai.
Prêmios:
Imargens Festival Praia, Cabo Verde 2005
25º Festival International du Film d’Amiens 2005
Ficha Técnica
Data de lançamento: 21 de abril de 2005 (mundial)
Direção: João Ribeiro
Música composta por: João Carlos Schwalbach
Edição: Claudia Silvestre
Atores: Rogério Manjate, Eliote Alex, Atila Cesar, Maria do Céu
Roteiro: João Ribeiro, Mia Couto
Produção: Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles
Tempo de Execução: 14 min
Fontes: https://vimeo.com/34972806