Yara Costa
Biografia
Yara Costa é uma jovem cineasta moçambicana, representante do cinema moçambicano contemporâneo. Além de realizadora, é também jornalista.Nasceu em 1982 e formou-se em vários países: África do Sul, onde conclui estudos secundários; Brasil, onde, conclui estudos em jornalismo; Estados Unidos, onde fez mestrado em documentário, na Universidade de Nova York; e Cuba, onde fez extensão do curso de cinema. Em 2013, foi uma dos seis realizadores selecionadas para a realização de documentário da Televisão Al Jazeera. Atualmente, Yara reside na Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique. É autora dos filmes: Por que aqui? Histórias chinesas em África, 2011; A travessia, 2014 e Entre Eu e Deus, 2018. Yara Costa está a preparar um filme, cujo título será Desterrados. Desde fevereiro de 2020, Yara grava uma curta-metragem, a ser lançada ainda em 2020, sobre o ciclone Idai que destruiu o centro de Moçambique. Esse filme tem como cenário Dombe, na província de Manica,que foi uma das zonas afetadas pelo ciclone Idai em março de 2019 e a rodagem da curta-metragem decorre um ano depois.O A curta-metragem vai retratar convivências além do ciclone Idai e histórias de superação de pessoas que viram aldeias inteiras engolidas por cheias no centro de Moçambique.
Porquê aqui? Histórias de chineses em África, 2011, Documentário
Sinopse: "A China poderia ser um ótimo parceiro econômico, ajudando a resolver muitos dos problemas sérios e graves de África, mas, infelizmente, não é isso que se vê por enquanto", defendeu a realizadora moçambicana Yara Costa, explicando os motivos que a levaram a retratar este tema em documentário, incluído no festival moçambicano Dockanema.
A Travessia, 2014, documentário ( The Crossing, 2018)
Sinopse: Uma história que começa na Ilha de Moçambique com a saída de um barco de escravos até o Haiti, onde um africano preserva a identidade já perdida pelos seus, em África. A Travessia surgiu porque o Haiti e a República Dominicana estão de costas viradas há muitos anos. Um país aceita a sua herança africana e outro não quer saber disso.
Entre Eu e Deus, 2018, documentário
Sinopse: Karen é uma mulher jovem e independente, estudante de Engenharia, que defende a lei canônica da religião muçulmana na Ilha de Moçambique, mas está cheia de dúvidas e contradições em relação à sua identidade e à comunidade multicultural em que vive, num local histórico de confluência de culturas. O filme aborda o radicalismo islâmico que vem crescendo no norte de Moçambique.
Ficha Técnica
Realização e autoria: Yara Costa
Produção: YC Films
Intérpretes: Karen Aboulramane, Amina Remane,Ahmad Mansuabo e Ahmed
Gênero: documentário
Ano: 2018
Tempo de execução: 60 min
Local: Ilha de Moçambique
País: Moçambique